Copa do Mundo no Brasil

junho 15, 2014



Oi pessoal! 
Não sei o que acontece com a maioria dos brasileiros em época de Copa, mas é algo completamente contagiante, mesmo estando longe do Brasil. Vestimos a camisa com a nossa bandeira e cantamos o hino nacional com orgulho de sermos brasileiros, apesar de todos os problemas. Sim, com certeza nosso país tem muitos problemas, muitas coisas que precisam ser mudadas, melhoradas, organizadas, ainda mais pra sediar um evento como a Copa do Mundo ou qualquer outro desse porte. 

Mas vamos pensar, se a Copa estivesse acontecendo nesse momento em qualquer lugar do mundo, em qualquer outro país, a educação hoje estaria melhor? O Brasil estaria cheio de hospitais bem equipados? E o tranporte público estaria funcionando maravilhosamente bem? Bom, acho que não. Mas e o dinheiro que foi gasto (e desviado) antes e durante a Copa, se não tivesse Copa, iria pra saúde, educação e serviços públicos no geral? Não. Não iria. Por que ninguém protestou em 2007 quando o Brasil foi escolhido pra ser sede? Todos sabiam que o Brasil tinha, e ainda tem, outras prioridades. Todos sabiam que construir estádios super modernos, que não serão nem utilizados depois da Copa em algumas cidades, seria algo completamente sem sentido para um país que ainda necessita das coisas básicas.  Então porque tanto drama em volta da Copa do Mundo agora?

Agora é tarde. A Copa já está acontecendo. É como vi em muitas coisas sendo publicadas na internet: agora só resta receber bem os visitantes e torcer pra que a nossa Seleção conquiste o Hexa. Sim, eu torço mesmo. Aqui nos EUA grande parte da população ama esportes como baseball, basquete e futebol americano. Na Europa, até onde eu sei, muitos amam o futebol. E nós brasileiros, no geral, também gostamos de futebol. Nascemos imersos no mundo do futebol, crianças já usam roupinhas e acessórios do time dos seus pais desde bebês, um dos primeiros brinquedos que muitos ganham na vida é uma bola de futebol, quantos garotos não sonham em ser jogadores e vestir o uniforme da Seleção? Cada país tem sua cultura, e o futebol faz parte da cultura brasileira. Mesmo que muitos nem acompanhem Campeonato Brasileiro, assim como eu, ou nem entendam de futebol, durante a Copa se rendem e assistem aos jogos torcendo pro nosso país.

Ganhar ou perder não vai mudar o cenário político, nem social, nem econômico do Brasil. Mas se a vida toda torcíamos pra Seleção brasileira em todas as outras Copas, por que não torcer agora? Ser contra a Copa não vai resolver resolver nossos problemas. O que vai resolver é o seu voto nas urnas. É protestar exigindo o cumprimento das leis, assim como ocorreu no ano passado. É fazer sua parte no dia a dia sendo honesto nas pequenas e nas grandes coisas e repassando isso às proximas gerações.
 
Eu torço pro Brasil melhorar. Torço pra ver a Seleção levantando a taça no final da Copa. Ando aqui nos EUA com a blusa do Brasil com alegria de poder mostrar de onde eu sou pra quem passa. Mesmo que nosso povo não seja muito patriota, comparado a outros países, com certeza em época de Copa  vibramos e torcemos juntos, e lembramos de como é bom ser brasileiro.

Até o próximo post, gente! 

You Might Also Like

7 comments

  1. Concordo com algumas coisas que você citou , mas o problema é que as pessoas nesse momento de festança estão esquecendo o que é realmente importante ( saúde, educação e etc ...), e estão festejando como um bando de ingênuos.Aí quando a copa terminar , as pessoas irão voltar a reclamar do país ,dizendo que o país não tem educação, o transporte não presta,os hospitais estão uma droga(sendo que os próprios fizeram parte da Copa)... Eu acho que a hora de reclamar é agora, pois se o Brasil vencer os políticos vão começar a usar a "imagem do país campeão" pra conseguir votos ...
    Mas parabéns pelo post , seus argumentos foram bem sensatos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem esse lado mesmo. Mas no meu ponto de vista reclamar agora não vai resolver muita coisa... Espero que ninguém vote em determinado político por causa de resultado de Copa, espero que os brasileiros ainda tenham o mínimo de noção que taça do mundo não faz de ninguém um bom político. Mas daqui uns meses vamos ver no que vai dar tudo isso hahaha. E obrigada pelo comentário, Fábio!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pois é... fiz um post parecido, confere lá ! c: >> Amor à nação

    ResponderExcluir

Translate

Arquivo do blog